terça-feira, 7 de junho de 2011

Animais Canhotos?

Recente pesquisa feita pelo Dr Calum Brown da Universidade Macquarie  na Australia mostrou que algumas espécies de papagaios como a Cacatua de Crista amarela (foto ao lado) são totalmente canhotas enquanto outros, como o Papagaio Rei são principalmente destros. A maioria dos papagaios, incluindo o The majority of parrots, including the Periquito austrialano, o Galah (fotos aqui: http://migre.me/4Igh3) e o Lorie Arco-íris são ambidestros.

”Esse é provavelmente a primeira vez que nós vemos como esse tipo de estudo tenta explicar como a lateralidade vem em primeiro lugar,” disse o Dr. Brown. ”Isso é certamente ligado a lateralização do cérebro. A lateralização do cérebro determnia a lateralização da visão, o que determina a preferência das mãos.”

Existe muitos estudos ao longo dos anos sobre vários animais mostrando a preferência das mãos, aqui vai um resumo:

  • Psicólogos da Universidade  Queen de Belfast, como parte da pesquisa, brincaram com 42 gatos de estimação po semanas a fio (eita trabalho divertido). Eles chegaram a conclusão que as fêmeas eram destras, enquanto os macho favoreciam a pata esquerda.
  • Cachorros são o mesmo (fêmeas destras e machos canhotos) até que sejam castrados, quando a diferença desaparece. Isso sugere que os hormônios desempenham o papel da lateralidade esquerda ou direita.
  • Os cachorros abanam o rabo para a direita quando estão relaxados e para esquerda quando estão agitados.
  • Sapos tem tendências a serem destros, já que atacam os pedaços de alimento mais rapidamente quando entram em seu campo de visão direita, do que comparado ao campo de visão esquerda.
  • Peixes podem ter preferência pela esquerda ou direita quando tentam se esquivar de um predador –isso acontece, provavelmente para permití-los usar um olho e lado específico do cérrebro para lidar com a ameaça. Para testar isso, coloque um objeto desconhecido no centro do seu aquário e veja para qual lado seu peixe irá nadar ao redor desse objeto.
  • As baleias jubarte preferem usar o lado direito de suas mandíbulas para escapar das enguias da areia do fundo do oceano.
  • Houve um Meme na  Internet que teve longa duração, seugerindo que todos os ursos polares são canhotos, mas não podemos encontrar nenhuma evidência científica para apoiá-lo. De fato, um estudo dos padrões de lesão em membros inferiores do urso polar encontrando lesões no membro inferior direito sendo mais freqüentes do que os mesmos no membro esquerdo, sugerindo, talvez, destreza.

Nenhum comentário: